Santa Casa de Misericórida Carolina Malheiros – São João da Boa Vista

Cozinha da Santa Casa prepara número expressivo de refeições para pacientes

A Santa Casa de Misericórdia Dona Carolina Malheiros prepara em média de 23 mil refeições por mês. Antes da chegada aos leitos para o consumo, os alimentos são rigorosamente preparados na Unidade de Alimentação e Nutrição (UAN).

A referida ala da Santa Casa de São João da Boa Vista reúne uma valorosa equipe com nutricionistas, técnicos de nutrição, cozinheiras, auxiliares e copeiras.

Diariamente, são servidas 5 refeições: café da manhã, almoço, café da tarde, jantar e ceia. Os cardápios têm a elaboração conforme o tipo de prescrição de cada paciente, obedecendo a todas as normas e protocolos da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Na cozinha, a equipe segue à risca o que é recomendado pelas nutricionistas. “São orientações e treinamentos para todos os funcionários quanto a higienização, pré-preparo e preparo dos alimentos, quantidade que deve ser utilizada de sal, gordura, açúcar, entre outras situações”, explica a nutricionista Lívia Miqueleto.

Embora as nutricionistas sejam responsáveis pelo setor, é o trabalho em equipe que resulta na boa qualidade da preparação. Além das refeições normais, a nutrição prepara as dietas enterais (industrializadas), que são ofertadas via sonda para pacientes mais graves sem condições de alimentação via oral. Neste caso, o processo de manipulação é feito no lactário do hospital.

“É bem gratificante porque é um trabalho importante de ofertar aquilo que o paciente precisa. A alimentação é um hábito cultural e faz parte do processo de adesão do tratamento”, pontua a nutricionista Debora Vitoreli.

O Dia do Nutricionista é comemorado anualmente em 31 de agosto. Diante desta ocasião, a Mesa Diretora da Santa Casa (Adm. 2020/2023) estende os “parabéns a esses profissionais dedicados e incansáveis, e a toda equipe envolvida”.

Acompanhe outras informações no Instagram (santacasasaojoao) e facebook  (santacasacarolinamalheiros).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *