Santa Casa de Misericórida Carolina Malheiros – São João da Boa Vista

Dia Nacional do Hospital

Nesta sexta-feira, 2 de julho, comemora-se o Dia Nacional do Hospital. Em São João da Boa Vista e região, a Santa Casa de Misericórdia Dona Carolina Malheiros é reconhecida pelos relevantes serviços prestados à população e por ser um mecanismo de contribuição para a área da saúde.

Em atividade há 120 anos, a Santa Casa situa-se, à rua Carolina Malheiros, 92 – Vila Conrado. Atualmente possui área construída de 10.650 m², sendo o prédio distribuído em 3  andares, em um terreno de 14.000 m².

Neste período de pandemia, principalmente, a Mesa Diretora (adm. -2020/2023) e os profissionais têm se desdobrado para manter a estrutura, que é sustentada por meio de verbas pública e privada, via celebração de convênios, doações e apoio de membros da Irmandade.

A Santa Casa tem 161 leitos, sendo 102 são dedicados ao Sistema Único de Saúde (SUS). A maternidade contempla 29 leitos, apartamentos 11 leitos, enfermarias 68 leitos e enfermaria Covid 24 leitos.  A UTI conta com 12 leitos (8 SUS e 2 convênios)  e a UTI Covid 12 leitos (10 SUS e 2 convênios).

Para celebrar a data, a instituição preparou um balanço acerca do trabalho realizado.  Em 2020, por exemplo, foram quase 40 mil atendimentos ambulatoriais e 8.029 internações clínicas e cirúrgicas. Em 2021, de janeiro a junho, na ala de isolamento Covid-19, a Santa Casa internou 734 pacientes de 17 municípios. Deste total, 550 ocuparam a enfermaria do SUS e 164 estiveram na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

O serviço de lavanderia registrou a limpeza de 300 toneladas de campos cirúrgicos, lençóis, toalhas, fronhas, cobertores. Em se tratando de alimentação, o setor de cozinha preparou 272.463 refeições destinadas a pacientes. Já a maternidade confirmou no ano passado o nascimento de 1.104 crianças (parto normal e cesáreas).

No último levantamento, o laboratório somou a realização de 178.857 exames, enquanto que a radiologia procedeu 36.591 exames voltados a raios-X, tomografias e ultrassons. No centro cirúrgico houve a realização de 3.844 procedimentos.

De acordo com a psicologia hospitalar, 402 pessoas entre pacientes, acompanhantes e funcionários receberam atendimento. Na área de manutenção do hospital, os profissionais atenderam 3.914 ordens de serviços. O balanço ainda registrou a participação de funcionários em 2.071 treinamentos.

A Santa Casa possui um Corpo Clínico formado por aproximadamente 150 médicos efetivos.  Os pacientes são provenientes de consultórios particulares, convênios e de emergência de São João, Águas da Prata, Aguaí e pronto atendimento da própria Santa Casa. Com o sistema de regionalização, o hospital fornece suporte para 20 municípios.

No Dia do Hospital, a Mesa Diretora parabeniza funcionários, parceiros  e colaboradores, que se dedicam e ajudam a fazer o melhor para a Santa Casa.

Foto: arquivo/Santa Casa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *