Santa Casa de Misericórida Carolina Malheiros – São João da Boa Vista

Farmácias da Santa Casa liberam 97 mil medicamentos por mês para pacientes internados

A Farmácia Central e a Farmácia do Centro Cirúrgico da Santa Casa de Misericórdia Dona Carolina Malheiros são duas repartições de extrema relevância para o hospital. Delas, são liberados, por mês, em torno de 97 mil itens de medicamentos aos pacientes internados. Segundo a coordenação do setor, diariamente, são liberados cerca 3.200 medicamentos. Analgésicos, antibióticos, anti-inflamatórios, soros e sedativos são os itens mais consumidos na Santa Casa.

Thalita Aragão Toni Dias, farmacêutica responsável, explica que quando a prescrição chega à área de recepção da Farmácia é feita uma análise minuciosa onde é observada a assinatura médica, horário dos medicamentos e se há recomendação de antibióticos. “O papel do farmacêutico é realizar a conferencia de todos os itens solicitados, acompanhar a equipe e entrar em contato com médico em caso de dúvidas”, afirma.

Em funcionamento ininterrupto, durante 24 horas, a Farmácia Central ainda repõe o Ambulatório, Centro Obstétrico, Ortopedia e Centro Cirúrgico, enquanto que a Farmácia Satélite tem a incumbência de montar os kits para todas as cirurgias programadas.

Os medicamentos reservados à Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da ala Covid ficam separados e são enviados a cada 6 horas. “É muito gratificante saber que você está contribuindo para o bem-estar e saúde dos pacientes, além de ser uma grande responsabilidade, pois você tem que garantir que o paciente esteja recebendo o medicamento correto no horário certo”, diz a farmacêutica Thalita.

Neste 5 de agosto, Dia Nacional da Farmácia, a Mesa Diretora da Santa Casa (Adm. 2020/2023) parabeniza os colaboradores que atuam no importante setor do hospital.

Acompanhe outras informações no Instagram (@santacasasaojoao) e facebook (@santacasacarolinamalheiros).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *