Santa Casa de Misericórida Carolina Malheiros – São João da Boa Vista

Laboratório da Santa Casa tem média mensal de 20 mil exames

Indispensável para a Santa Casa de Misericórdia Dona Carolina Malheiros, o Laboratório de Análises Clínicas atende pacientes de São João da Boa Vista e região, incluindo prestação de serviço terceirizado para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA).

Toda a movimentação no prédio situado à Avenida João Osório, parte lateral do hospital, faz com que sejam realizados de 18.000 a 20.000 exames por mês. As solicitações, em sua maioria, são de pacientes conveniados com o Sistema Único de Saúde (SUS), mais os planos de saúde e particulares.

Dentre os principais pedidos constam exames de hormônios (TSH, T4L, Vitamina B12, Vitamina D, Prolactina), ureia, creatinina, glicose, enzimas cardíacas, hemogramas, urina, coagulograma, gasometrias, entre outros.

A responsável técnica pelo Laboratório da Santa Casa, Marília Rocha Alves, ressalta que nas instalações há um aparelho automatizado para microbiologia que apresenta resultados em 3 dias. “Cada exame segue um protocolo e orientamos o paciente da importância de segui-lo para obtermos resultado compatível ao diagnóstico”, explica.

Os exames são permitidos com autorização médica (de forma legível). Em caso de pacientes internados, antes da análise é preciso que o médico carimbe o documento. Já os pacientes de planos de saúde devem exibir a guia médica.

O formato de trabalho no laboratório inclui técnicos de laboratório, analistas (biomédicos, biólogos, farmacêuticos), coletores de amostras, recepcionistas e colaboradores.

“Como responsável, enfatizo tamanha importância do laboratório de forma estrutural e profissional, além da responsabilidade perante liberação de resultados dos exames, os quais possuem finalidade muitas vezes importantes de diagnósticos médicos”, afirma Marília.

Atendimento eficaz, equipamentos de qualidade e equipe profissional capacitada são atributos do laboratório do hospital.

Acompanhe outras informações acessando o Instagram (santacasasaojoao) e facebook (santacasacarolinamalheiros).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *