Maternidade da Santa Casa é visitada por representantes do governo estadual

Na manhã de quinta-feira, 2 de junho, a Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo enviou dois representantes à Santa Casa de Misericórdia Dona Carolina Malheiros para visita e avaliação da estrutura do Centro Obstétrico/Maternidade do hospital de São João da Boa Vista.

Incumbência para Adriana Dias, coordenadora do Grupo para Enfrentamento da Morte Materna, Infantil e Fetal, e Vanderlei Camargo, membro de Gabinete do Secretário da Saúde e Núcleo Técnico de Humanização de São Paulo.

“O que fica para nós, na visita de hoje, é que a Santa Casa tem estrutura, tem potência e o mais importante: presença de gestão. A instituição tem uma equipe engajada e que pode aprimorar os processos de trabalho pensando na assistência integral tanto para a mulher quanto para o bebê”, afirmou Adriana.

Na Santa Casa, os membros do governo estadual foram recebidos pelo provedor Marcio Franciolli, vice-provedor Dr. Francisco Antonio Alves e o diretor geral Carlos Guisasola. Na primeira parte da visita, no anfiteatro da instituição, a gerente de Enfermagem Cintia Carla Mometti e a médica coordenadora do Centro Obstétrico, Marcele Martucci, apresentaram dados estatísticos.

O material exibiu a média mensal de 360 consultas ambulatoriais, o funcionamento do ambulatório 24h, presença de plantonistas e enfermeira obstetra, realização de exames laboratoriais, imagem e cardiografia, além de alojamento conjunto e berçário patológico.

Depois, todos seguiram para o Centro Obstétrico, ocasião em que os membros da Secretaria Estadual de Saúde avaliaram os equipamentos, maneira de atendimento e simularam como é o trajeto da gestante e recém-nascido dentro do hospital.

A movimentação ainda contou com a presença da gerente hospitalar Messauandra Bueno, coordenadoras dos setores de Psicologia e Assistência Social, bem como representantes do Departamento Regional de Saúde – DRS XIV – e Prefeitura.

“Foi uma visita extremamente importante para a Santa Casa, que sempre visa melhorar a prestação de serviço para as parturientes. Em nome do provedor Marcio Franciolli, quero agradecer a todos, em especial, Adriana Dias e Vanderlei Camargo, do governo estadual, que fizeram a avaliação”, concluiu o vice-provedor Francisco.

Com apoio dos DRSs, as visitas em todo o Estado buscam fortalecer a linha de cuidado da gestante, parto, puerpério e criança para reduzir a morbimortalidade materna e neonatal.

Acompanhe outras informações acessando o Instagram (santacasasaojoao) e facebook (santacasacarolinamalheiros).