Santa Casa de Misericórida Carolina Malheiros – São João da Boa Vista

Médico explica como Santa conseguiu administrar caos da Covid

Na intensa luta contra a Covid-19, mais de 2.000 pacientes – de São João da Boa Vista e região – precisaram de tratamento na Ala de Isolamento da Santa Casa de Misericórdia Dona Carolina Malheiros, desde março de 2020, quando teve início a pandemia. A maioria conseguiu vencer a doença.
Neste período, o hospital atendeu na maior parte pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), além de convênios. A estrutura contou com 24 leitos de enfermaria e 12 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), mais os médicos intensivistas, enfermeiros e técnicos de enfermagem, que cuidaram da UTI Enfermaria.
O cardiologista Daniel Buzatto Westin, coordenador da Ala de Covid, afirmou que todos os espaços da Ala de Isolamento sempre tiveram fluxo próprio de profissionais para a realização de tomografia, exames, entre outros procedimentos. “Hoje, estamos numa fase tranquila diante de tudo que já passamos. Chegamos a ficar com mais de 50 pacientes internados, mas hoje em dia temos um fluxo bem menor de pacientes, graças à vacinação, que está acelerada”, frisou o médico responsável.
No ano passado, entre janeiro e fevereiro, a direção da Santa Casa, equipes de médicos, enfermagem, fisioterapeutas e áreas de apoio se reuniram e traçaram um plano de ação obedecendo a todos os protocolos necessários para que a Santa Casa proporcionasse o melhor atendimento possível. “Nós fechamos um setor totalmente isolado do hospital para que ninguém, entre pacientes e funcionários, se contaminasse. Graças a Deus não tivemos nenhum óbito de funcionário da Santa Casa, diante de tudo que nós fizemos”, reforçou.
Westin ainda enfatizou que o trabalho árduo realizado pela equipe em dias normais, finais de semana e feriados foi para tentar salvar vidas. “Período de engrandecimento da Santa Casa. Acho que conseguimos administrar muito bem o caos. São João é referência para várias cidades da região. Eu acho que a gente conseguiu crescer durante toda essa dificuldade”, concluiu.

Acompanhe outras informações no Instagram (@santacasasaojoao) e facebook (@santacasacarolinamalheiros).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *