Santa Casa de Misericórida Carolina Malheiros – São João da Boa Vista

Pesquisa de Satisfação: maioria dos usuários aprova atendimento fornecido pela Santa Casa

A Mesa Diretora da Santa Casa de Misericórdia Dona Carolina Malheiros (Adm. 2020/2023) é extremamente atenta aos serviços ofertados aos pacientes. Desta forma, direção, médicos e colaboradores são conscientes de que o comprometimento, a responsabilidade e a dedicação são fatores decisivos resultados satisfatórios.

Com base nessa linha, para manter a qualidade do atendimento, o Setor de Ouvidoria do hospital de São João da Boa Vista é orientado a realizar mensalmente pesquisa de satisfação dos usuários. Essa avaliação consiste no preenchimento de um formulário sobre os serviços de recepção, enfermagem, médicos, refeições, limpeza, enxoval (roupa de cama) e horários de visitas.

Na pesquisa mais recente, realizada em agosto, 180 pacientes participaram. Sobre o desempenho do corpo clínico da Santa Casa, por exemplo, 99 deles responderam que a conduta dos médicos é excelente, outros 66 opinaram ser boa, 2 avaliaram ser regular, 13 não utilizaram o serviço ou não responderam e nenhuma pessoa reclamou do atendimento.

Bem avaliada, a equipe de enfermagem recebeu 109 aprovações dos usuários no quesito excelente, enquanto que 65 pessoas sinalizaram para bom. Outros 5 pacientes disseram ser regular o atendimento e apenas 1 paciente reprovou.

Charliana Gomes, responsável pela Ouvidoria, afirma que os usuários podem se manifestar por meio de canais de atendimentos da Santa Casa. “Pessoalmente, por telefone, e-mail e pesquisa de satisfação realizada nos leitos, mais os formulários disponíveis nas salas de espera. De forma geral, os nossos serviços são avaliados de forma satisfatória e as equipes recebem muito elogios”, explica.

Um dos setores elogiados é o de Radiologia (Raios-X), que recebeu número expressivo de avalições positivas. “Nota mil, desde a recepção até o atendimento no raio-x. Tudo excelente”, escreveu no questionário a usuária Antonia.

A proposta da pesquisa é fortalecer e integrar a voz dos usuários como ferramenta de gestão. “Através das análises podemos transforma-las em oportunidades para investir nos serviços ofertados pela instituição, garantindo um atendimento de excelência e humanizado”, conclui a responsável pela Ouvidoria.

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