Santa Casa de Misericórida Carolina Malheiros – São João da Boa Vista

Setor de Nutrição da Santa Casa aponta benefícios do leite materno

A Semana Mundial da Amamentação incide anualmente de 1º a 7 de agosto, período em que as mães são orientadas a refletir sobre os benefícios do leite materno para o desenvolvimento saudável da criança. Na área da saúde, agosto é marcado pelo mês do aleitamento materno (agosto dourado). Em São João da Boa Vista, a Santa Casa de Misericórdia Dona Carolina Malheiros, por meio de seus profissionais, trata o tema com muita responsabilidade em razão da relevância do procedimento.

Uma das nutricionistas do hospital, Debora Vitoreli, afirma que a conscientização é capaz de ajudar de forma significativa. “A gente sempre recomenda que o aleitamento materno seja exclusivo até os seis meses de vida da criança, não sendo necessária a oferta de nenhum outro tipo de alimento (papinhas, frutas, água, suco, chá) porque o leite materno é completo com todos os nutrientes para a nutrição e hidratação, além de desenvolver um vínculo afetivo entre mãe e bebê”, avalia.

Antes da pandemia, a Santa Casa de São João tinha em sua programação palestras e cursos gratuitos oferecidos às gestantes. Agora, com a suspensão das atividades, para evitar aglomeração, as orientações passaram a ser transmitidas em outro formato ao público-alvo.

Debora explica que a ausência do leite materno representa riscos à saúde da criança. “Um bebê que não é amamentado por leite materno não tem a mesma proteção. Além dos carboidratos, gorduras e vitaminas, o leite [da mãe] tem elementos que estimulam o sistema imunológico do bebê”, aponta a nutricionista.

Desta forma, segundo a nutricionista, as mães precisam levar a sério porque essa fonte de alimentação colabora para um crescimento eficaz da criança. “É um trabalho que precisa ser contínuo. Os profissionais de saúde têm sempre que conscientizar as mães para a importância do leite materno”, conclui Debora.

Acompanhe outras informações no Instagram (@santacasasaojoao) e facebook (@santacasacarolinamalheiros).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *