Santa Casa de Misericórida Carolina Malheiros – São João da Boa Vista

Setor de Segurança e Medicina do Trabalho da Santa Casa orienta cerca de 400 funcionários por mês

A data de 27 de julho é marcada pelo Dia Nacional da Prevenção de Acidentes do Trabalho. Acerca da importância do tema, a Santa Casa de Misericórdia Dona Carolina Malheiros realça como é o suporte de segurança oferecido aos colaboradores da instituição hospitalar de São João da Boa Vista.

Neste caso, o assunto tem ligação com o setor de Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT). Na repartição, situada no terceiro andar do prédio, há profissionais qualificados e responsáveis pela realização, em média, de 400 atendimentos por mês. A equipe reúne médico do trabalho, engenheiro de segurança do trabalho, enfermeiro do trabalho e técnicos em segurança do trabalho. As ações preventivas consistem em avaliações periódicas com a proposta de eliminação de riscos e promoção de correções necessárias no ambiente de trabalho.

O SESMT ainda realiza exames periódicos e admissionais, campanha de vacinação, treinamentos de protocolos de biossegurança no atendimento ao paciente, integração de novos colaboradores e treinamento de utilização correta dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s). Na Santa Casa, todo ano é realizada a Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (SIPAT), que envolve palestras sobre saúde e segurança do trabalho. Membros da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (CIPA) também são treinados.

No SESMT, o médico do trabalho Luís Carlos Simongini orienta os funcionários por meio do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO), com o objetivo enfatizar a prevenção de doenças as quais os colaboradores são expostos. Desta forma, eles são indicados, de acordo com o cargo, a fazerem os exames adequados para o acompanhamento de sua saúde.

Acompanhe outras informações da Santa Casa no @santacasasaojoao (Instagram) e facebook.com/santacasacarolinamalheiros.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *